happy-elementor-addons
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/artfle33/fertnobre.com.br/blog/wp-includes/functions.php on line 6121Se você mora em apartamento sabe a dificuldade que é conseguir organizar o espaço. Muitas vezes precisamos até abrir mão de algumas coisas que gostamos, como montar um jardim, por exemplo.
Hoje em dia as casas e apartamentos têm o espaço reduzido e é preciso muito estudo para conseguir organizar o local e deixá-lo espaçoso ou transitável. Mas se você gosta de jardins e ainda não tem um em seu apartamento, saiba que é possível sim e a gente te ajuda.
Separamos algumas dicas para você sobre como montar um jardim sem perder o espaço do seu apartamento.
Confira:
Ter pouco espaço não é motivo para você deixar de lado as coisas que gosta. É importante que você consiga organizar e pensar no potencial de cada móvel e ambiente, assim, pode soltar a criatividade, planejar melhor os ambientes e aprender a como montar um jardim.
Ter um jardim pode ser uma opção riscada da lista quando nos mudamos para um apartamento, mas com planejamento é uma alternativa super viável que transforma o local.
Em apartamentos, devido à falta de quintal, parece um pouco impossível ter um espaço como esse. Mas se você tem uma sacada, uma escada, uma parede esquecida ou até mesmo alguma parte da casa que funcione bem como um jardim de inverno, basta transformá-lo.
Em paredes e sacadas você pode montar seu próprio jardim vertical, que está em alta e não precisa de muito espaço. Eles são adaptáveis e você pode escolher plantas que não precisem de tanta luz solar.
Suculentas e cactos são muito utilizados neste tipo de jardim e são mais resistentes. Então é uma alternativa bem agradável e se encaixa muito bem a um apartamento com pouco espaço.
Escolher o local certo é muito importante, isso vai definir quais espécies e tamanhos de plantas você vai poder ter ao colocar em prática como montar um jardim.
Se possui um espaço grande fica mais fácil e você tem mais opções na montagem do seu jardim e nas espécies que vai utilizar. Sempre pesquise bem antes de comprar as plantas para saber sobre a irrigação e o quanto de sol cada uma precisa.
Confira qual lado da casa você deve escolher para suas plantas:
Geralmente, o lado Leste é a melhor alternativa para criar um jardim, pois é onde o sol nasce e a temperatura é mais agradável. Neste caso, você pode ter plantas mais sensíveis ao sol – como folhagens, por exemplo – que isso não as prejudicará.
Se o espaço for a Oeste, será mais quente, já que é o sol da tarde. O calor se acumula no solo e faz com que a água evapore mais rápido. Se seu espaço for neste lado da casa, plante espécies mais resistentes, com folhas e raízes que suportem esse tipo de calor.
Alguns exemplos são:
Mesmo que saibamos onde o sol nasce e qual lado do apartamento é melhor para o tipo de planta que queremos, a sombra de edifícios próximos pode atrapalhar a incidência solar e a vida das plantas. Por isso, observe bem se a sua sacada ou outro espaço onde vai montar seu jardim não sofre com esse problema.
Mesmo que seu apartamento seja pequeno e com pouco espaço externo, ainda assim é possível ter um jardim. Se sua sacada ou varanda está sem graça é hora de colocar a mão na massa e transformá-lo. Opte por paredes que tenham uma boa ventilação.
Escolha as plantas conforme a incidência solar para ter como montar seu jardim de maneira que ele sobreviva. Você precisa escolher plantas e flores que se adaptem bem à luz recebida na sua varanda ou no espaço escolhido e que tenham um porte adequado para o ambiente – pense bastante no tamanho das raízes.
Você também pode optar por plantas que precisem de muita água, ou seja, precisam ser regadas diariamente, como o orégano e a hortelã. Ou escolher algumas que gostam menos de água, como a lavanda e a salsinha. O segredo é plantá-las separadamente, cada uma em um vaso/recipiente.
Para montar seu jardim vertical você pode utilizar os mais diversos materiais, desde garrafas pets, pneus, pallets e caixotes até vasos, suportes e prateleiras e as mais utilizadas, as treliças. Isso vai do seu gosto e do seu bolso. Depois de finalizar seu jardim, você pode colocar alguns vasos no chão para incrementar a decoração dele.
Agora, se seu jardim for interno, você pode utilizar plantas purificadoras de ar ou que umidificam, filtram e oxigenam o ambiente, como o lírio da paz, dracena de Madagascar, babosa e palmeira ráfia. Além de embelezar o local, você melhora a qualidade do ar que você e sua família inspiram. Outra dica legal é utilizar plantas que são repelentes naturais, assim você afasta mosquitos e outros insetos indesejados, como arruda, hortelã, alecrim e erva-cidreira.
Prepare o solo para receber as plantas
Antes de plantar você precisa preparar o solo para receber as plantas. Irrigue-o, utilize adubos orgânicos, compostagem, entre outros. O solo deve ter uma composição química com macronutrientes para que suas plantas cresçam bonitas e saudáveis.
Você tem que manter uma rotina de irrigação para que suas plantas sempre estejam hidratadas e saudáveis. Mas o que muita gente não sabe é que irrigar uma planta depende de vários fatores para que você coloque o tanto necessário de água em cada espécie.
Por exemplo, nas plantas internas você deve colocar menos água do que nas plantas externas, pois as internas não têm contato direto com o sol. Outra coisa importante é realizar uma limpeza em suas plantas: com um paninho úmido, com um pouco de sabão de coco, retirando todos os resíduos e impurezas.
Agora que você já sabe quais os passos de como montar um jardim, é só botar a mão na massa. Além de ser terapêutico é ótimo para sua saúde e de sua família.
Fonte: Blog ABC Garden
Páginas